Você conhece a equipe da Drope Scan? – Anúncio

Nós da Drope Scan hoje estamos anunciando a volta do Blog e junto a isso, o começo de um quadro contando um pouco mais sobre a estrutura da nossa equipe.

                Hoje nós da equipe da Drope Scan estamos anunciando uma nova sequência de posts aqui dentro do Blog do site com intuito de despertar (mesmo que levemente) a moral da nossa comunidade. Como ultimamente essa parte do site anda com pouco movimento, escolhemos falar sobre nossa própria equipe de internos e comentar sobre CADA UM de nossos membros.

Como vai funcionar?

                Bem, ainda não foi definido um cronograma definitivo para de quantos em quantos dias iremos fazer as postagens referentes a esse tópico, porém você pode esperar ao menos terminarmos esse quadro até o final do mês. Então se você é membro do staff ou recruta, talvez receba umas perguntas em privado eventualmente para extrairmos informações para cá.

                Como não podemos deixar de comentar sobre cada cargo e naqueles que forem mais generalistas iremos apontar os membros que mais chamam atenção deles para não deixar passar vazio nada.

Como é formada a equipe da Drope Scan?

                Caso você não saiba a Drope Scan tem uma equipe interna que organiza e gerencia tudo que acontece nessa plataforma que todo mundo ama.  E para que isso ocorra, existe uma hierarquia e cargos para a gestão de todo nosso time.

Dia dia de um membro da staff na Drope Scan.
Dia dia de um membro da staff na Drope Scan

                Atualmente a Drope Scan contém algumas subdivisões, em cada uma delas existem cargos e dependendo da subdivisão, embora em sua maioria, os cargos costumam não ter subdivisão. A Drope Scan atualmente é dividida em:

  • Koutyou
  • Senseis
  • Kaichous
  • Senpais
  • Kouhais
  • Gaijins

O que faz cada um?

                Embora cada uma dessas divisões existam componentes extras, irei listar cada um aqui para vocês.  Já irei e aproveitar para definir o que cada função faz dentro da Scan e como tudo acaba por se conectar no final da equação.

Koutyou (ou ADMs da Drope Scan)

                Esses são os famosos ADMs supremos de nossa equipe. Atualmente a função de um ADM é gerenciar e comandar os projetos e estrutura bruta da Drope Scan. Portanto os ADMs são responsáveis por “algumas” funções como:

  • Gerenciar o site da Drope Scan
  • Gerenciar as redes sociais
  • Escolher os projetos e coordená-los no longo prazo
  • Fazer parceiros com outras Scans ou defender nossos próprios projetos
  • Mobilizar a equipe para eventos pensados previamente

Se já não bastasse, todos os ADMs atuais possuem cargos de Senpais ao mesmo tempo, exercendo funções técnicas dentro da Scan ao mesmo tempo que coordenam tudo.

Senseis (ou sublíderes da staff)

        Os Senseis no grupo da Drope Scan atualmente exercem a função de serem os representantes de cada um dos grupos dos Senpais. Então, caso tenha algum problema dentro daquele ramo, eles que fazem a mobilização para corrigir o problema, se não houver necessidade de intervenção de algum ADM.

Kaichous (ou funcionários do mês)

        Esses são os destaques da staff atualmente, os Kaichous são os membros que tem prestado mais serviço e de melhor qualidade dentro da staff no mês, mas as vezes um membro pode acabar por se destacar por ter trazido algum projeto interessante ou por ter feito algo que merecesse o título.

Senpais (ou staff)

Alguns Senpais conectados ❤

        Atualmente existem 5 cargos na Drope Scan principais de Senpais, mas 1 deles é dividido em 3 subcategorias. Os Senpais são aqueles que exercem o trabalho mais manual e bruto da Scan, portanto em sua maioria não procuram se envolver com questões de gestão.

Os cargos de Senpais atuais são os seguintes:

  • Tradutor
  • Revisor
  • Editor (subdividido em 3 categorias, “Typer”, “Clear” e “Redrawer”)
  • QC
  • Uploader

Vamos comentar um pouco sobre cada um bem pincelado uma vez que haverá um post específico para cada um.

Tradutor

                Como o nome já indica, os tradutores fazem a tradução do conteúdo dos mangas da gringa para nosso querido português. Aliás, existem diferentes tipos de tradutores na equipe, podendo ser de Inglês (mais comum), espanhol e japonês.

Revisor

                A função do revisor é corrigir erros gramaticais e de português em geral que venham do tradutor. Não é 100% necessário que haja entendimento da língua que foi traduzida, mas é um grande diferencial nessa função. Mas fora isso, revisores organizam texto para ficar limpo na hora de entregar ao Editor

Editor

                A função do editor atualmente é uma das mais puxadas, o editor é aquele que limpa os balões de texto e efeitos sonoros das páginas de manga, após isso, ele faz o “redraw” que seria redesenhar falhas que ficaram no conteúdo, para por fim, passar os textos traduzidos em respectivos locais. Entraremos em mais detalhes no seu post.

QC

                Essa é uma função de Senpai especial, portanto é dada apenas para os Senpais mais dedicados e atentos. QC, que do inglês significa “quality control”, faz o controle de qualidade de tudo que passa durante um projeto na Scan. Eles se responsabilizam que o projeto termine com qualidade.

Uploader

                Outra função especial da equipe, o uploader atualmente faz o upload (envia arquivos) para o site da Drope Scan, e gerência as postagens e entrada e saída de dados de cada projeto.

Kouhais (ou recrutas)

Exemplos de Kouhais na Drope Scan
Exemplos de Kouhais

Saindo agora um pouco dos cargos de alto nível, temos os Kouhais, que são aqueles que estão almejando entrar na nossa querida equipe da Drope Scan. Entretanto você se torna Kouhai a partir do momento que faz um teste dentro de nossa Scan e passa, ficando durante um certo período como “aprendiz” e sobre tutela de nossos Senpais.

                Atualmente o período de ser recruta é levemente variado, mas circula de uma média de 1 a 3 meses de acordo com o grau de integração e dedicação de cada um. Mas existem casos especiais onde pode ser mais rápido ou mais demorado que isso.

Gaijins (ou leitores)

Gaijins na Drope Scan
Gaijins na Drope Scan

Se você não faz parte de nosso grupo do Discord, você já faz parte desse grupo no nosso coração. Mas oficialmente esse é o grupo de todos aqueles que não são membros da staff e nem estão almejando ser.

Desde leitores, a contribuintes, qualquer um que entrar na staff esta dentro desse grupo, e essa é nossa grande base da Drope Scan. Aliás, no meio aos gaijins ainda existem aqueles que dão suporte ao nosso trabalho, sendo um padrinho e nos ajudando a pagar nossas despesas com hospedagem. Então, caso queira ser um, clique aqui e venha nos ajudar nessa missão.

Quero entrar na Drope Scan, o que eu faço?

                Se você se interessou por algum dos cargos (com exceção dos especiais), então você pode entrar em nosso grupo da Staff fazendo um pequeno teste para comprovar sua capacidade para aquele cargo. Portanto, para isso, acesse o seguinte link e entre em nosso Discord para falar com algum de nossos ADMs que eles irão aplicar o teste em você.

                Logo após virar recruta, você poderá perturbar e perguntar para o Senpais o que você quiser, e após sua avaliação como aprendiz iremos subi-lo para membro de nossa Staff.

                Então se gostou do post, não esqueça de deixar seu comentário e acessar as redes sociais da Drope Scan para acompanhar o que está vindo de novidade por aqui. Esperamos vocês nos próximos posts desse quadro novo! 😊